Destaques

O Concurso Nacional Eco-Código pretende promover a participação e a criatividade dos estudantes envolvidos no Programa Eco-Escolas, através da produção de um trabalho de comunicação: o póster.
O Eco-Código corresponde a um dos elementos do programa: o 7.º passo da metodologia proposta. O Eco-Estudante deverá conseguir identificar um conjunto de atitudes e comportamentos conducentes à melhoria do ambiente na escola, em casa e na sua região.
O Eco-Código deverá expressar uma declaração de objetivos, traduzidos por ações concretas, que todos os membros da comunidade deverão seguir, constituindo assim o código de conduta ambiental da escola. Todas as escolas candidatas à Bandeira Verde devem ter o seu Eco-Código divulgado na escola, preferencialmente no Regulamento interno.
A opção de apresentar o Eco-Código em forma de póster visa facilitar a comunicação e divulgação dos princípios que cada Eco-Escola se compromete a respeitar.
Na nossa escola, o Póster Eco-código, foi dinamizado no âmbito da DAC, da turma 8.ºC. Esta turma estendeu a atividade a todas as turmas da escola sede do agrupamento e foram apresentados seis pósteres Eco-códigos. As turmas que apresentaram um eco-código foram: 8.ºC, 9.ºD e 10.ºC.
Dos vários pósteres apresentados o júri, nomeado para o efeito, escolheu o póster que melhor cumpria os requisitos definidos neste concurso. A seleção foi difícil dada a qualidade dos trabalhos.
Parabéns a todos pelo empenho e esforço!
Saudações ecológicas.
Sónia Almeida
Professora do grupo 520 - Biologia e Geologia
Coordenadora do Eco-Escolas