Ação de formação: “Sensibilização sobre procedimentos de organização e gestão de segurança Contra Incêndios
2021-12-16
No âmbito do Plano de Segurança do Agrupamento de Escolas de Castelo de Paiva, realizou-se no passado dia 15 de dezembro uma ação de formação, para pessoal docente e não docente, denominada “Sensibilização sobre procedimentos de organização e gestão de segurança Contra Incêndios”. Esta ação foi dinamizada pelo Engenheiro Flávio Moreira, adjunto do comando dos Bombeiros Voluntários de Castelo de Paiva, a quem agradecemos a excelente comunicação que foi, de facto, uma mais-valia para os todos os presentes.
Na sequência do Despacho n.º 12123-M/2021 – Diário da República n.º 239/2021, 2.º Suplemento, Série II de 2021-12-13, Educação – Gabinetes do Secretário de Estado Adjunto e da Educação e da Secretária de Estado da Educação, procedemos ao ajuste do calendário escolar nas datas seguintes.
Na sequência do Despacho n.º 12123-M/2021 – Diário da República n.º 239/2021, 2.º Suplemento, Série II de 2021-12-13, Educação – Gabinetes do Secretário de Estado Adjunto e da Educação e da Secretária de Estado da Educação, procedemos ao ajuste do calendário escolar nas datas seguintes.
Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE)
2021-12-03
Uma das ações contempladas no Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE) do Agrupamento de Escolas de Castelo de Paiva é a dinamização do Dia D em todas as turmas.
Apresentação pública da Estrutura de Atendimentos a Vítimas de Violência Doméstica Cataventos
2021-11-26
No passado dia 25 de novembro, teve lugar, pelas 21 horas, no CICIL, a apresentação pública da Estrutura de Atendimentos a Vítimas de Violência Doméstica Cataventos. Esta iniciativa contou com a colaboração das alunas Lara Oliveira e Maria Grubjesic do Grupo de Teatro do Agrupamento de Escolas de Castelo de Paiva.
A Lara leu um excerto do conto «Sempre é uma companhia» (retirado do livro O Fogo e as cinzas, de Manuel da Fonseca, que se foca no comportamento violento da personagem principal, o Batola. Trata-se de um texto de 1951, que, lamentavelmente, é ainda muito atual.
A Maria leu uma passagem de uma entrevista dada pela escritora Natália Correia, em 1983. A poetisa centra-se no papel determinante que a mulher ocupa na sociedade. Ao contrário do que acontece no texto anterior, em que as personagens vivem de costas voltadas e num ambiente pautado pelo conflito e pela agressividade da figura masculina, Natália Correia foca-se na relação cordial, sincera e afetuosa que deve estar na base das relações humanas.
A proposta foi feita aos alunos de História do Agrupamento de Escolas de Castelo de Paiva, dos sexto e sétimo anos, por parte dos professores da disciplina. Pedia-se a elaboração de um postal (desenho e texto) sobre uma "viagem de sonho" a um sítio histórico que gostassem de visitar. Aqui estão os primeiros trabalhos apresentados no âmbito da atividade da Área Disciplinar de História.